Mindfulness e alimentação
A arte de comer conscientemente
Mindullness e alimentação são dois temas que andam de mãos dadas. Com a prática da atenção plena ajudou milhares de pessoas a viver de forma mais intencional e a desenvolver as habilidades necessárias para controlar dores crónicas, doenças, depressão, problemas de sono e ansiedade.
Como a prática de mindfulness pode ajudar na sua dieta?
Chama-se mudança de paradigma. Já há algum tempo que se reconhece que, sem mudança de comportamento, a dieta é inútil. Embora prestemos muita atenção ao estudo das dietas para determinar qual é a mais eficaz, ainda assim chegamos à mesma resposta: todas são eficazes a curto prazo e nenhuma é eficaz a longo prazo.
As dietas costumam concentrar-se nas regras de alimentação (por exemplo, o que comer, quanto comer e o que não comer), com a medição pretendida de resultados específicos. Estes resultados são provavelmente a perda de peso ou, por exemplo, no caso da diabetes, a melhoria dos valores de glicose no sangue.
Todas as dietas têm potencial de sucesso ou fracasso com base nos resultados.
As pessoas podem saber que os seus resultados dependerão do seu consumo e gasto de calorias e compreender que isso tem a ver com o seu comportamento, mas é raro que os indivíduos sustentem a mudança de comportamento sem ver resultados. A sua mudança de comportamento estará sujeita ao stress diário e a pressões externas e, portanto, será difícil de sustentar.
Sendo assim, as dietas para emagrecer geralmente são bem-sucedidas a curto prazo, mas muitas tendem a falhar com o tempo. O que determina o sucesso e o fracasso dessas dietas? Um traço comum para quem tem sucesso é a capacidade de prestar atenção à dieta alimentar e seguir o plano, seja ele qual for. Pode parecer óbvio, mas esta é a diferença entre comer “sem pensar” e comer consciente. A diferença com a alimentação consciente é que não se trata de regras ou diretrizes; em vez disso, trata-se de experiência individual. Ninguém tem sempre a mesma experiência com a mesma comida. O objetivo é que as pessoas tenham as suas próprias experiências e estejam no presente enquanto as vivenciam.
Como a plena consciência do momento servirá a você e à sua vida?
Comer conscientemente significa trazer plena consciência para cada prato ou pedaço de comida. Começa com o primeiro pensamento sobre a comida e dura até que a última mastigação seja engolida e a consequência do episódio seja vivenciada.
Se tem o objetivo de baixar o peso, e isso o ajudar a viver mais plenamente, tudo bem, mas não fique tão preocupado com esse objetivo a ponto de perder de vista sua intenção de estar mais presente e envolvido na sua vida.
Compromisso e atenção
Comer conscientemente é uma prática que exige um compromisso com uma mudança de comportamento semelhante ao necessário para qualquer dieta ou plano alimentar; no centro de uma dieta está a necessidade de prestar atenção.
É importante reafirmar que o principal benefício da alimentação consciente não é a perda de peso. No entanto, é altamente provável que as pessoas que adotam a alimentação consciente como prática regular baixem o excesso de peso e o mantenham.
Conclusão
A alimentação consciente apoia a perceção das pessoas sobre quem são, assegurando-lhes que estão bem de uma forma sem julgamentos e autoaceitação. Incentiva-os a apreciar a comida em vez de restringi-la e passar fome, tendo uma mente de principiante e apreciando pacientemente cada momento com plena consciência. Incentiva-os a confiar nas suas próprias decisões, em vez de serem restringidos por regras sobre o que e quando comer.
O Mindfulness incentiva os praticantes a viver plenamente cada momento e a apreciar a vida como ela é.